top of page

4 dicas para ficar hidratado durante o verão

Nos dias de baixas temperaturas, é comum até esquecermos de nos hidratar, mas, nos períodos mais quentes, é essencial que nos lembremos, frequentemente, de beber água, para que o nosso corpo possa manter-se saudável.


Para se ter uma ideia, a água ocupa, em média, metade do nosso corpo. Logo, necessitamos muito dela, já que desempenha um papel muito relevante no organismo e atua sobre diversas reações químicas e metabólicas.


Nessa época do ano, precisamos, mais do que nunca, ficar hidratados. Abaixo, veja algumas dicas que podem ajudá-lo durante o verão:


1. Beber água:


Estranho seria se essa não fosse a primeira sugestão, não é? Em resumo, a água é fundamental em todas as épocas do ano, mas, nos períodos mais quentes, ela é ainda mais. Tenha sempre ao seu alcance uma garrafinha para facilitar a ingestão da bebida e, claro, não espere sentir sede, pois, quando isso ocorre, o corpo já está dando indícios de desidratação.


2. Ingerir frutas e legumes:


Grande parte das frutas e legumes possui uma boa quantidade de líquido em sua composição. Assim, a ingestão desses alimentos faz com que o organismo fique nutrido e hidratado. É válido ressaltar que eles não substituem o consumo de água - e vale um cuidado extra com a ingestão de calorias.


3. Evitar as bebidas alcoólicas:


Apesar de serem consideradas refrescantes, as bebidas com álcool não são uma boa alternativa para sanar o calor. Na verdade, quando em excesso, elas podem elevar a desidratação do corpo, causando fadiga, sede, dor de cabeça, náuseas, entre outros sintomas.


4. Atente-se no consumo de sal:


Tudo em excesso tende a causar problemas e, no caso do sal, não é diferente. De modo geral, os rins “buscam” um equilíbrio proporcional entre a água e esse mineral. Quando o corpo recebe muito sal, ele tende a reter mais água, fazendo com que haja retenção de líquido, inchaço e desconforto.


Agora, anote essas dicas e pratique-as em seu dia a dia. E, o mais importante: beba água! Além de mantê-lo hidratado, esse líquido auxilia na melhora do raciocínio, previne cálculos renais e ajuda na musculatura.


Fontes:

https://www.unimedlondrina.com.br/noticias/tudo-saude/02/02/2018/hidratacao-no-verao/#:~:text=Sucos%20e%20ch%C3%A1s,por%20oferecerem%20nutrientes%20ao%20organismo.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=322034#:~:text=O%20ideal%20%C3%A9%2C%20al%C3%A9m%20da,a%20pr%C3%A1tica%20de%20atividade%20f%C3%ADsica.

https://www.cortesvillela.com.br/noticias/importancia-de-intensificar-hidratacao-no-verao/#:~:text=Formas%20de%20Hidrata%C3%A7%C3%A3o%20Alternativas&text=Laranja%2C%20pera%2C%20melancia%2C%20mel%C3%A3o,tomate%2C%20cenoura%2C%20rabanete%20etc.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo.png
bottom of page