A dança e suas curiosidades

A dança é uma arte que possibilita as pessoas se expressarem e se comunicarem com gestos e expressões através de movimentos corporais abstratos e concretos e das emoções. É uma das artes mais antigas; uma manifestação natural usada muitas vezes como forma de ritual.


História da dança


Antes mesmo de o homem se expressar pela linguagem oral, ele já se expressava pela linguagem gestual. A dança era considerada como uma manifestação nos povos mais antigos: para pedir chuva, pedir cura de algumas doenças, agradecer as vitórias e até mesmo em momentos de mortes.


A dança no Egito era desenvolvida em manifestações religiosas, recreações e festas, como a dança do ventre, bem conhecida lá, praticada por sacerdotes nos templos egípcios. Os povos egípcios dançavam para o sol com finalidade de receber energia masculina para neutralizar suas energias sexuais. Já na Grécia, a dança também era bem presente principalmente na vida religiosa, pois ela era considerada o centro das artes.


Na Idade Média, ela era considerada um divertimento e apenas começou a se aprimorar no Renascimento, quando surgiu o balé, uma dança que valorizava muito o corpo e os dançarinos criavam suas coreografias de acordo com o tema desejado. Era praticada apenas por homens vestidos de mulher, pois as mulheres não podiam participar.


Dança enquanto atividade física


A dança é uma atividade física que traz a sensação de bem estar e gera diversos estímulos para a pessoa que a pratica, levando o indivíduo a ter mais motivação, mais autoestima e autodeterminação. Ela pode retardar alguns problemas que podem ser diminuídos com o passar dos anos. Tem muitos benefícios, como a melhora da elasticidade muscular, melhora dos movimentos articulares, diminui o risco de doenças cardiovasculares, problemas no aparelho locomotor e diminui o sedentarismo, reduzindo o índice de pressão.


Dança e qualidade de vida


Cada pessoa tem a sua própria qualidade de vida e a sua maneira de viver como deseja, pois são muitos os fatores envolvidos para definir o que é bom para cada um.


A dança, é uma das atividades físicas que favorece os seus praticantes com bons resultados, usando a resistência, a força, a mobilidade das articulações e outras capacidades funcionais, para oferecer uma melhor qualidade de vida. Desse modo, o número de pessoas que busca essa prática está aumentando, pois ela tem se destacado cada vez mais.


As pessoas, quando dançam, esquecem-se dos problemas diários e esquecem até mesmo das suas próprias limitações. Há vários tipos de dança, desde a clássica até a moderna, e também diferentes ritmos, fazendo com que as pessoas se identifiquem mais com as quais elas têm mais facilidade de praticar.


Sendo assim, muitas pessoas que buscam atividades aeróbicas como a dança, para uma melhor qualidade de vida, podem chegar à velhice com uma boa saúde.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Se você está acostumado a devorar suas refeições sem prestar atenção no que está fazendo, você não está sozinho. Nosso estilo de vida agitado torna muito fácil buscar lanchinhos não saudáveis ​​para u

Todos os dias, temos contato com muitos compostos tóxicos para o nosso organismo, como medicamentos, agrotóxicos, metais pesados presentes em cosméticos, aditivos alimentares, compostos de embalagens,

A ciência é clara: comer os alimentos certos pode levar a uma vida mais longa e saudável. Entretanto, algumas pessoas acham mais difícil comer de forma mais saudável à medida que envelhecem por vários

Logo.png