A falta de vitamina B12
A Vitamina B12 - ou Cobalamina - apresenta funções essenciais para o nosso organismo, como manter o metabolismo em funcionamento e produzir glóbulos vermelhos no sangue. A causa mais frequente da deficiência de B12 é a perda do fator intrínseco produzido pelas células parietais, associada a gastrite atrófica. Quando nosso corpo não está com os níveis de Vitamina B12 equilibrados, é comum que demonstre uma série de sintomas. Vale lembrar que é imprescindível uma consulta com um médico para checagem e exames.
Benefícios da vitamina
Preservação e reparação do DNA;
Aumento do colesterol bom;
Proteção natural do sistema nervoso central;
Prevenção da anemia megaloblástica;
Regeneração dos músculos;
Diminuição dos riscos de depressão;
Melhora do sono;
Bom funcionamento do sistema sanguíneo e cardiovascular;
Mais energia e disposição.
Diagnóstico da deficiência de vitamina B12
O diagnóstico normalmente ocorre quando os exames sanguíneos detectam glóbulos vermelhos grandes. Às vezes, o médico suspeita que ela está presente quando a pessoa apresenta sintomas característicos de lesões nos nervos, como formigamento ou perda de sensibilidade. Caso a deficiência de vitamina B12 seja em um idoso, não serão necessários outros exames, pois a causa, como a baixa acidez gástrica, não é habitualmente grave. Em pessoas mais jovens, outros exames de sangue podem ser realizados para determinar a causa. Outra forma de examinar é pela endoscopia para verificar se há destruição de células do estômago que produzem o fator intrínseco, responsável pela absorção.
Absorção inadequada
Os seguintes quadros clínicos podem causar uma absorção inadequada:
Crescimento excessivo de bactérias em uma parte do intestino delgado;
Comprometimento da absorção (síndromes de má absorção, como doença celíaca ou determinadas doenças pancreáticas);
Doença inflamatória intestinal afetando a última parte do intestino delgado;
Teníase;
AIDS;
Cirurgia bariátrica para perda de peso;
Medicamentos, como antiácidos e metformina (utilizada para tratar diabetes);
Exposição repetida ao óxido nitroso (gás hilariante);
Falta de fator intrínseco;
Diminuição da acidez do estômago (comum entre idosos).
Reposição da vitamina
O tratamento da deficiência de vitamina B12 varia de acordo com a sua causa. Pode ser pela via endovenosa, intramuscular ou via oral, por gotas, sublingual, ou comprimidos.
Alimentação rica em vitamina B12
A vitamina B12 está presente em alimentos de origem animal. Normalmente, a vitamina B12 é prontamente absorvida na última parte do intestino delgado (íleo), que se comunica com o intestino grosso. No entanto, para ser absorvida, essa vitamina tem que ser combinada com o fator intrínseco, a proteína produzida pelo estômago. Sem este, a vitamina B12 permanece no intestino e é excretada com as fezes.