top of page

Adoçantes artificiais e impactos à saúde: saiba porquê não usá-los

Os adoçantes artificiais possuem esse nome porque todos os seus componentes são químicos, ou seja, fabricados artificialmente. De certo modo, “pingar” algumas gotas no café ou no suco pode parecer insignificante, porém, alguns estudos demonstraram que esses produtos são mais maléficos do que imaginamos. Abaixo, citamos alguns motivos pelos quais você deve evitá-los: Prejudicam a microbiota: conforme um estudo realizado pelos pesquisadores do Instituto Weizmann, em Israel, esses produtos alteram, significativamente, a tolerância à glicose nos receptores celulares, dificultando a sua absorção pelas células.


Aumentam o desejo por alimentos doces: segundo cientistas australianos, os adoçantes estimulam o apetite, fazendo com que a rede neuronal envie mensagens ao organismo informando que ele precisa comer mais porque não se obteve energia suficiente.


Elevam a glicose: a ingestão constante dessas substâncias aumenta o nível da glicose, fazendo com que doenças metabólicas, como Obesidade e Diabetes, venham à tona.


Contudo, mesmo com os poucos estudos sobre o assunto, é fundamental ficarmos atentos quanto à sua ação no organismo, já que estes são geradores de diversos males. Por isso, quando sentir a necessidade de adoçar algo, escolha as alternativas mais naturais e que sejam menos agressivas à saúde. Nesse caso, as frutas e os adoçantes naturais são boas opções. No entanto, consulte sempre um profissional para que este possa auxiliá-lo, principalmente, se você possui alguma comorbidade ou deseja iniciar uma dieta.


Fontes:

https://exame.com/ciencia/estudo-indica-que-adocante-eleva-glicose-no-sangue/

http://www.ncbauru.com.br/imprensa/artigos/adocante-aumenta-a-vontade-de-comer-doce

https://revistapesquisa.fapesp.br/cuidado-com-os-adocantes-artificiais/

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo.png
bottom of page