Ceia de Ano Novo

O Réveillon é uma data muito celebrada em todo o mundo. Comemora-se não somente um novo ano, mas novas oportunidades e novos acontecimentos.


No Brasil, temos o hábito de nos vestirmos de branco e adotar simpatias para garantir sorte e prosperidade para o novo ano. Elas existem para os mais diversos temas: para ter sorte, para ter sucesso, para conseguir um amor, para reconquistar um antigo amor, para ganhar dinheiro, entre muitas outras coisas.


ROMÃ

Acredita-se que a romã serve para atrair dinheiro. Para tal, deve-se comer a fruta, guardando sete sementes na carteira.


As propriedades da romã são conhecidas há milênios pelas populações do oriente médio e na américa do Norte. O suco de romã é bastante popular e pode ser comprado em supermercados.


Mas a romã ainda é pouco conhecida no Brasil. É uma fruta riquíssima em vitamina C, vitamina K, ácido fólico, potássio e fibras, além de possuir ação anti-inflamatória e antioxidante.


A principal propriedade da romã é a ação anti-inflamatória. Esta se deve aos antioxidantes chamados punicalagins, que estão presentes tanto na casca quanto nos frutos.


Em 2005, pesquisadores da Case Western Reserve University em Cleveland foram pioneiros ao demonstrar que o extrato de romã pode agir diretamente para combater inflamações crônicas.


As sementes de romã podem ser adicionadas a saladas, iogurtes e mingaus. Com a casca, podemos fazer chá, fervendo-a; ou suco de romã, batendo a romã bem lavada com água e coando em seguida.


UVA

A uva, conforme a simpatia, garante prosperidade e fartura de alimentos. Para isso é necessário comer 12 uvas, ou seja, uma para cada mês do ano. Ela, assim como a romã, também pode garantir dinheiro: guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano-Novo.


Os benefícios nutricionais da uva estão relacionados não só ao vinho ou ao suco de uva, mas também à fruta in natura, seja a uva roxa, verde ou branca.


Seus principais benefícios são: efeito antioxidante, ação anti-inflamatória e antimicrobiana.


A uva é rica em Resveratrol, um polifenol com ação protetora cardiovascular, e sua ação está associada a:

- Melhora da dilatação dos vasos sanguíneos

- Diminuição da oxidação do LDL colesterol

- Atuação no sistema regulatório da pressão arterial, auxiliando no controle


Os polifenóis possuem ainda efeitos antioxidantes, auxiliando no combate de radicais livres e tendo um efeito protetor na parede dos vasos e no envelhecimento celular.

Além disso, a uva é rica em vitamina C, relacionada ao sistema imunológico, que auxilia as funções de defesa do corpo.


LENTILHA

Um terceiro alimento bastante comum nas ceias de Réveillon é a lentilha. Ela é utilizada para trazer fartura à mesa e a origem desta superstição é italiana, trazida para o Brasil pelos imigrantes. Uma colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fartura.


A lentilha faz parte do grupo das leguminosas, o mesmo grupo do feijão. Esse grupo, além de conter carboidratos, é rico em proteína vegetal e fibra.


Ela possui um tipo de fibra insolúvel, que ajuda a diminuir a absorção de gorduras, auxiliando no funcionamento intestinal.


E, por fim, vale ressaltar que a lentilha é uma fonte importante de proteínas para vegetarianos.


#ceia #anonovo #reveillon #saude #dieta

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Relação entre vitamina D e resistência à insulina

Atualmente, existem muitos estudos que buscam compreender se há uma correlação de níveis inferiores de vitamina D com a resistência à insulina e qual o impacto desta vitamina em pacientes com diabetes

Dieta pós-parto

Após o parto, o organismo da mãe retorna, aos poucos, a funcionar normalmente. Visto que precisa reparar células, tecidos e órgãos, necessita de nutrientes construtores, energéticos e plásticos. É p

Ômega 3 e saúde muscular

Saúde muscular Uma das alterações mais evidentes no envelhecimento é a mudança nas dimensões corporais, provocada especialmente pela diminuição de massa magra, aumento de gordura corporal e diminuição

Logo.png