Como aumentar nosso sistema imunológico?

Em tempos de coronavírus, tornou-se obrigatório falarmos em como aumentar o nosso sistema imunológico.


A qualidade de nossa alimentação tem uma influência direta em nosso sistema imunológico, uma vez que está diretamente relacionada a nossa flora intestinal!


Sabemos que vários componentes da dieta tem ação direta nas células do sistema imune!


As proteínas da dieta são estímulos fundamentais no início da vida para a manutenção do sistema imune; as vitaminas A, C, D têm ação direta nos linfócitos e em outras células imunes presentes no intestino, estimulando sua atividade anti-inflamatória e antioxidante.


Vários estudos mostram que nossa microbiota se estabelece muito cedo e é influenciada por vários fatores, entre eles, o tipo de parto, o aleitamento materno, a alimentação que adotamos, e até conservantes alimentares! Enfim, aqui para nós, o mais importante é a qualidade da alimentação!


Sabemos que a ingestão de alimentos refinados, ricos em gordura, açúcar e alimentos industrializados contribui para uma série de problemas como resistência, cansaço, e um sério desequilíbrio em nossa flora intestinal, chamado disbiose!


A boa notícia é que a solução está em nosso prato, através de nossas escolhas alimentares e da qualidade dos alimentos que ingerimos!


Uma flora intestinal equilibrada é capaz de melhorar não só a nossa digestão, como também a regulação de nosso sistema imunológico!


Então, o que devemos evitar?

- alimentos ricos em gordura

- alimentos industrializados

- alimentos refinados e ricos em açúcar

- uso de laxantes

- álcool

- tabagismo


E o que devemos incluir?

- legumes, verduras e frutas, podendo utilizar os orgânicos

- alimentos ricos em frutooligossacarídeos e insulina, encontrados nas fibras e cereais

- probióticos (alimentos enriquecidos com bactérias benéficas para a flora intestinal, como os iogurtes)

- aumento da ingestão de água

- atividade física

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças crônicas são aquelas que duram por mais de 1 ano. A psoríase, por exemplo, compõe esse grupo. Caracterizada pelo aparecimento de lesões avermel

Logo.png