Dia Mundial do Chocolate
Sabia que o chocolate além de trazer felicidade e conforto à nossa vida, ele também possui muitos benefícios à nossa saúde? Ele ajuda a:
Controlar os níveis de colesterol;
Diminuir os riscos de doenças cardiovasculares;
Regular a pressão arterial;
Melhorar o metabolismo;
Reduzir o apetite;
Equilibrar os níveis de glicose;
Melhorar a concentração.
Branco, ao leite, meio-amargo e amargo são os tipos de chocolate que existem no mercado atualmente. Todos são igualmente deliciosos, mas o que traz mais benefícios é o chocolate amargo, pois sua constituição tem mais cacau, menos açúcar e menos gordura em comparação aos outros. E é o fruto que contém os antioxidantes, os minerais (potássio, magnésio, zinco, ferro e cobre) e os nutrientes.
Além disso, é necessário ficar atento às características do chocolate que você consumirá, pois existem várias "pegadinhas" no mercado, como os que alegam ser "zero açúcar" e "sem lactose": eles podem até não ter açúcar, porém normalmente possuem mais gorduras. Então, se você quer ser saudável e aproveitar os benefícios desse fruto, sempre opte pelos chocolates a partir de 70% cacau.
Quanto maior a porcentagem de cacau no chocolate, menor a quantidade de açúcar e mais amargo é o sabor. Os indivíduos que querem trocar o chocolate ao leite pelo amargo começam a consumir o de 60% para acostumar aos poucos o paladar. E as pessoas que já estão habituadas e gostam de sabores mais fortes acabam escolhendo os chocolates com 70% a 100% de cacau.
Outro ponto importante de se analisar ao comprar um chocolate, principalmente se você tem diabetes ou qualquer restrição, é o tipo de açúcar utilizado. As opções mais saudáveis são os chocolates adoçados com açúcar demerara ou de coco.
E para uma opção mais saudável ainda, há o chocolate orgânico, composto pela semente de cacau pura, ou seja, que não foi produzida com fertilizantes, pesticidas artificiais nem qualquer substância tóxica e nociva à saúde. Para mais, o chocolate orgânico não possui alergênicos (leite, glúten e gordura trans), é menos industrializado e os seus outros elementos também são orgânicos. Logo, além de ser mais saudável, o chocolate orgânico também é uma escolha mais sustentável.