top of page

Dieta vegetariana e consumo de proteínas: cuidados e sugestões importantes

Inicialmente, as proteínas são essenciais a todos, independente do estilo de alimentação que seguimos. Para se ter uma ideia, ela atua em diferentes mecanismos corporais, tais como na manutenção e no reparação muscular, equilibrando a taxa de síntese proteica do músculo. Além disso, estudos comprovam que a ingestão regular deste nutriente pode contribuir na estabilidade de peso e na queima de gordura corporal.


Muitos de nós acreditamos que elas existem apenas nos alimentos de origem animal, mas essa é uma ideia errônea. Apesar das carnes, leite e ovos apresentarem uma maior quantidade, eles não são os únicos que as possuem. Nos grupos alimentares, tais como cereais, leguminosas, verduras, legumes, castanhas, sementes e frutas, existem diversas possibilidades para incluir mais dessa substância nas refeições.


Conforme a Recommended Dietary Allowance (RDA), é indicado que 12% a 15% do consumo das calorias diárias sejam proteínas. Assim, principalmente aos vegetarianos, é importante inserir alimentos ricos nessa substância em todas as refeições, seja ela café da manhã, almoço, lanche ou jantar. Sem dúvidas, os grãos, os vegetais e as combinações com boas gorduras são excelentes alternativas para os adeptos dessa dieta.


As proteínas vegetais também estão ao nosso redor e são de fácil acesso. Os mais diversos tipos de feijões, grão-de-bico, ervilhas, lentilhas e soja são algumas opções. Outras alternativas, produzidas a partir desses produtos ditos anteriormente - tais como o seitan, tofu, tempeh e edamame - também podem - e devem - ser incrementados à alimentação vegetariana. As leveduras nutricionais, chamadas de “nooch”, dão um “reforço” no consumo das proteínas e, o mais importante, elas contêm vitaminas do complexo B - incluindo a B12.


Seguir um estilo alimentar vegetariano requer alguns cuidados, e um deles é atentar-se à ingestão de vitaminas e nutrientes que, muitas das vezes, não apresentam grande concentração de proteínas de origem vegetal. Por isso, tenha acompanhamento profissional antes de dar início ao vegetarianismo.


Fontes:

https://br.iherb.com/blog/how-to-eat-protein-for-vegetarians/1073#:~:text=As%20prote%C3%ADnas%20vegetarianas%20podem%20incluir,nutrientes%2C%20como%20ferro%20e%20zinco.

https://clinicavidavegana.com.br/2021/04/09/dieta-vegetariana-e-o-consumo-de-proteinas/

https://nutritotal.com.br/publico-geral/as-melhores-fontes-de-proteinas-para-vegetarianos/


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo.png
bottom of page