O impacto da alimentação na absorção de ferro
O ferro, como você já deve saber, é um mineral fundamental para a nossa saúde! Ele, além de ser importante para o bom funcionamento do sistema imunológico e do metabolismo, é essencial para a formação da hemoglobina - um dos componentes dos glóbulos vermelhos do sangue, responsável pelo transporte de oxigênio no corpo.
A deficiência deste mineral no organismo compromete grande parte do metabolismo celular e, por isso, pode causar diversos problemas de saúde, que vão desde fadiga até alterações cardiovasculares, imunológicas e anemia. Além disso, sintomas comuns são queda e fragilidade dos cabelos e das unhas, tonturas e irritabilidade.
A boa notícia é que o ferro está presente tanto em alimentos de origem animal quanto vegetal. Carnes vermelhas e brancas, folhas verde-escuras (agrião, couve, cheiro-verde), leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha), castanhas, melado de cana e açúcar mascavo são excelentes fontes de ferro!
Com uma dieta saudável e rica nesses alimentos, não é difícil ingerir a dose recomendada diária de ferro - que é de cerca de 8 mg. O problema é que diversos fatores podem afetar a absorção do mineral pelo organismo. Pensando nisso, listei algumas dicas de como melhorar a sua captação de ferro:
Evite café ou chá mate após grandes refeições. Procure não beber café, chá-mate, chá-verde e refrigerantes com cafeína durante ou logo após a refeição, visto que a cafeína prejudica a absorção de ferro.
Evite o consumo em excesso de leite e derivados. É recomendado evitar o consumo de leite e derivados de forma excessiva e juntamente com o alimento rico em ferro, porque o cálcio (presente no leite) é capaz de diminuir a absorção do ferro no intestino.
Aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina C. A vitamina C pode ajudar a aumentar a absorção de ferro no organismo, atuando como facilitadora, já que favorece a maior biodisponibilidade do ferro ingerido, aumentando a quantidade de ferro absorvida. Partindo dessa informação, é interessante combinar frutas cítricas (como limão, laranja, morango e tangerina) com alimentos ricos em ferro em suas refeições. Você pode usar essas frutas para temperar ou dar um sabor especial à salada, ou comê-las como sobremesa.
Lembre-se de conversar com um especialista de confiança para analisar seus exames e sua dieta, a fim de obter uma recomendação e o direcionamento mais adequado! ;)
Fonte: