IRONMAN 70.3 Maceió: pós-prova

Ontem aconteceu a prova Iron Man 70.3 em Maceió, prova também conhecida como uma das formas de triatlo de meia distância, o “Half Ironman”; isto é, a metade das distâncias de cada modalidade do Ironman.


As distâncias são 1.9km de natação, 90km de ciclismo e 21,1km de corrida e essa prova é chamada de 70.3 porque a somatória do trajeto percorrido nas 3 modalidades é igual a 113km, equivalente a 70.3 milhas.




Os atletas – ou melhor, triatletas – passam por meses, se não anos, de treinos intensos até chegarem no grande dia. O acompanhamento nutricional deve acontecer por todo o período, ajustado para cada modalidade e programação de treinos.


O grande objetivo e a importância da nutrição para as provas de triatlo é fornecer para o atleta um aporte energético, proteico, hidratação e eletrólitos adequados durante as três modalidades da prova.


Como as distâncias são longas, as suplementações devem ser feitas não só durante os treinos e no período pré-largada, mas também durante a prova, ajustando as necessidades específicas na primeira transição após a natação, durante o pedal, na segunda transição para a corrida e durante a própria corrida.


A suplementação deve ser individualizada de acordo com a necessidade e aceitação de cada atleta, ajustando o melhor carboidrato, se em líquido ou em gel, como fazer a reposição de eletrólitos, qual a melhor proteína, e se há necessidade ou não de cápsula de sal, por exemplo.

Tudo deve estar perfeitamente ajustado e todos os suplementos testados em treinos completos para evitar surpresas no dia da prova.


Não podemos esquecer, além de toda a suplementação, da “comida” em si. Uma alimentação com qualidade, comida de verdade, ajustada aos pré e pós treinos, é tão ou mais importante que a suplementação.


Os grandes atletas que concluíram a prova ontem tiveram meses intensos de preparação, cuidando também das horas de sono e hidratação do corpo, pontos igualmente importantes para não-atletas.


Se você pretende participar das próximas provas do Ironman, confira o último post, com dicas para a semana anterior ao grande dia!!!


#ironman #ironmanmaceio #halfiron

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como escolher o colágeno para melhorar o intestino?

Já falei um pouquinho aqui no blog sobre a importância do colágeno na saúde do intestino. Agora, vale explicar como incluir a proteína no dia a dia e beneficiar as condições digestivas. O colágeno est

O colágeno e o intestino

Você deve ter ouvido falar nos benefícios do colágeno para a firmeza e a elasticidade da pele. O que poucas pessoas sabem é que a proteína, tão importante para a estrutura do corpo, também atua para m

Logo.png