O que é melhor utilizar: açúcar ou adoçante

O que estudos falam a respeito?


Em uma revisão de artigos recentes sobre a suposta relação entre o uso de adoçantes e o ganho de peso foi encontrado, já em 1986, um artigo escrito com um estudo sugerindo que, apesar de não calóricos, os adoçantes podem contribuir com o aumento de gordura corporal.


Atualmente sabemos que o uso de adoçantes está relacionado ao aumento do consumo alimentar e seu uso crônico pode aumentar o risco de desenvolver diabetes e síndrome metabólica por meio de diversos mecanismos, entre eles:

- Ativação de receptores de sabor doce

- Aumento da absorção intestinal de glicose pelos transportadores de glicose Na-dependentes

- Alteração da microbiota intestinal

- Desacoplamento do sabor x fisiologia pós-prandial; ou seja, tem sabor doce, mas a glicose não chega

- Efeitos cognitivos

- Alterações hormonais


Estudos prospectivos mostram um aumento de ganho de peso e gordura corporal em pessoas que fazem uso crônico de adoçantes não calóricos.


Estudos com animais mostram um aumento de adiposidade e risco de diabetes com o consumo de adoçantes artificiais.


Resumindo: adoçantes artificiais impactam o balanço energético e funções metabólicas!


Desta forma, a melhor alternativa é não usar os adoçantes artificiais. E você deve estar se perguntando: mas o uso do açúcar também não é contraindicado? O que fazer então?


A melhor alternativa é não usar nenhum dos dois e sim ir reduzindo gradativamente o uso do açúcar até chegar ao ponto do paladar se acostumar e não precisar mais utilizar açúcar!


E sim, o paladar se acostuma e passamos a sentir o verdadeiro sabor dos alimentos!


#saude #acucar #adocante #nutri #nutricionista

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Os vários problemas causados pelos refrigerantes

As bebidas açucaradas são a forma mais fácil e comum de consumir quantidades excessivas de açúcar e isso pode levar à resistência à insulina, pois elas fornecem muitas calorias e praticamente nenhum o

O consumo de abacate e seu efeito na cintura

Os abacates contêm nutrientes que podem ajudar a reduzir o risco de ficar com sobrepeso e obesidade. A fibra dietética pode reduzir o risco de ganho de peso devido a vários mecanismos, incluindo bloqu

Carrinho de supermercado saudável

Para deixar a sua dieta e a dieta da sua família saudáveis, fique de olho na compra e no consumo de alimentos que supostamente fazem bem, mas que na verdade são ricos em açúcares e gorduras. Os alimen

Logo.png