O que é melhor utilizar: açúcar ou adoçante

O que estudos falam a respeito?


Em uma revisão de artigos recentes sobre a suposta relação entre o uso de adoçantes e o ganho de peso foi encontrado, já em 1986, um artigo escrito com um estudo sugerindo que, apesar de não calóricos, os adoçantes podem contribuir com o aumento de gordura corporal.


Atualmente sabemos que o uso de adoçantes está relacionado ao aumento do consumo alimentar e seu uso crônico pode aumentar o risco de desenvolver diabetes e síndrome metabólica por meio de diversos mecanismos, entre eles:

- Ativação de receptores de sabor doce

- Aumento da absorção intestinal de glicose pelos transportadores de glicose Na-dependentes

- Alteração da microbiota intestinal

- Desacoplamento do sabor x fisiologia pós-prandial; ou seja, tem sabor doce, mas a glicose não chega

- Efeitos cognitivos

- Alterações hormonais


Estudos prospectivos mostram um aumento de ganho de peso e gordura corporal em pessoas que fazem uso crônico de adoçantes não calóricos.


Estudos com animais mostram um aumento de adiposidade e risco de diabetes com o consumo de adoçantes artificiais.


Resumindo: adoçantes artificiais impactam o balanço energético e funções metabólicas!


Desta forma, a melhor alternativa é não usar os adoçantes artificiais. E você deve estar se perguntando: mas o uso do açúcar também não é contraindicado? O que fazer então?


A melhor alternativa é não usar nenhum dos dois e sim ir reduzindo gradativamente o uso do açúcar até chegar ao ponto do paladar se acostumar e não precisar mais utilizar açúcar!


E sim, o paladar se acostuma e passamos a sentir o verdadeiro sabor dos alimentos!


#saude #acucar #adocante #nutri #nutricionista

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como escolher o colágeno para melhorar o intestino?

Já falei um pouquinho aqui no blog sobre a importância do colágeno na saúde do intestino. Agora, vale explicar como incluir a proteína no dia a dia e beneficiar as condições digestivas. O colágeno est

O colágeno e o intestino

Você deve ter ouvido falar nos benefícios do colágeno para a firmeza e a elasticidade da pele. O que poucas pessoas sabem é que a proteína, tão importante para a estrutura do corpo, também atua para m

Logo.png