Os benefícios da creatina
A creatina é um composto formado pelos aminoácidos glicina, arginina e metionina, que são sintetizados pelo nosso organismo nos rins, pâncreas e fígado. Mas também pode ser encontrada em alimentos como carnes e peixes ou em forma de suplemento vendido nas lojas.
Alguns benefícios da creatina:
Ajuda a ganhar massa magra, pois fornece energia ao organismo e ela melhora a resistência nos treinos - tanto na quantidade de carga como no tempo de treino;
Auxilia na continuidade da contração dos músculos, produzindo mais moléculas ATP (Adenosina Trifosfato) e gerando mais energia ao corpo por um período maior;
Proporciona energia para as fibras musculares, ou seja, melhora a performance do atleta e ajuda a prevenir contra as fadigas musculares;
Ajuda na recuperação dos músculos pós-treino, reduzindo a inflamação do tecido muscular após os exercícios;
Auxilia na prevenção de doenças crônicas pois promove o ganho de massa magra sem gorduras, melhorando a densidade óssea;
Ajuda no tratamento de doenças musculares (ex: distrofia), pois amplia a capacidade de execução de movimentos, desenvolvendo a força dos músculos.
Essa substância é indicada normalmente para atletas de alta performance e indivíduos que já treinam frequentemente e têm o objetivo de aumentar o volume muscular, embora também seja benéfica para vegetarianos e pessoas com mais de 50 anos de idade.
Como o nosso organismo não é capaz de produzir a quantidade necessária de creatina para alcançar algumas metas, é preciso ingeri-la na forma de suplemento. Essa substância pode ser consumida de várias formas e não existe uma maneira correta. Os tipos monohidratada e micronizada são os favoritos dos atletas, pois a primeira opção possui uma absorção mais lenta e uma filtragem mais simples, e a segunda possui uma absorção mais rápida. A escolha da creatina será baseada nos objetivos de cada um. Uma dica é ingeri-la por meio de shakes ou com alimentos que são fontes de carboidratos.
Para usufruir realmente seus benefícios, é necessário unir a quantidade de creatina estabelecida pelo profissional a uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos regularmente.
É extremamente importante consultar um profissional antes de iniciar o uso da creatina, pois além dos objetivos e metabolismos diferirem de pessoa para pessoa, consumir este suplemento de forma incorreta ou excessiva pode gerar alguns danos como cãibras, desidratação, problemas no fígado e nos rins.