Os benefícios do ômega 3
Você sabia que o ômega-3 está entre os suplementos mais prescritos no Brasil?!
Essa famosa gordura saudável presente em alguns tipos de peixes, algas sementes e oleaginosas é um ácido graxo essencial que não pode ser fabricado pelo organismo e se divide em três tipos: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenoico (DHA).
Além de melhorar a saúde em geral, o ômega 3 vem sendo apontado como um aliado na melhoria do funcionamento de órgãos e sistemas específicos, como o cérebro, o coração e as articulações.
Conheça abaixo detalhes sobre a atuação deste componente nesses pontos específicos:
Cérebro
O cérebro é composto por gordura e cerca de 20% desta gordura é DHA (um dos ácidos graxos encontrados no ômega 3). Há vários estudos que ligam a suplementação com DHA à redução dos níveis de estresse, ao combate da depressão, ao aumento da resiliência dos neurônios e à melhora da capacidade cognitiva.
Um desses estudos, publicado em Frontiers in Aging Neuroscience, pesquisou a relação entre os níveis de ômega-3 e a capacidade de uma pessoa mudar e emitir respostas alternativas diante de uma tarefa ou entre tarefas. Os pesquisadores concluíram que níveis mais elevados de ômega-3 estão diretamente relacionados à melhora da flexibilidade cognitiva!!
O óleo de Krill é ainda mais vantajoso para este fim, visto que, quando extraído do crustáceo Krill, o ômega-3 é acompanhado de fosfolipídios, que facilitam ainda mais a absorção desta gordura no organismo - principalmente nas células cerebrais. Além disso, esse componente também apresenta efeitos positivos na memória e na cognição.
Coração
A saúde do sistema cardiovascular também pode se beneficiar de várias maneiras com o consumo de DHA e EPA.
Entre os efeitos em potencial, estão:
Diminuição dos triglicerídeos e do colesterol LDL
Aumento do colesterol HDL
Diminuição da agregação plaquetária, o que dificulta a formação de coágulos
Melhoria da função endotelial, evitando a formação de placas e gorduras nos vasos
Melhoria do fluxo sanguíneo, facilitando o bombeamento de sangue
Ação anti-inflamatória
Além disso, o ômega-3 pode ser prescrito em conjunto com a Coenzima Q10, que atua como antioxidante intracelular, evitando assim a oxidação do colesterol LDL (ligada à formação de trombos e à aterosclerose).
Articulações
A ação anti-inflamatória do ômega-3, causada especialmente pelo EPA, é ótima para as articulações. Estudos comprovam que o ômega-3 apresenta potencial para reduzir as inflamações e aliviar as dores articulares.
Em conjunto com outros nutrientes, como o colágeno tipo 2 e ácido hialurônico, o ômega-3 pode ser recomendado para:
atenuar o desgaste natural das articulações
auxiliar na regeneração das articulações desgastadas
minimizar os danos causados nas articulações por exercícios de alto impacto
auxiliar na rotina de pessoas com sobrepeso e obesidade, uma vez que elas têm um desgaste natural maior das articulações
Além da inflamação específica das articulações, o ômega-3 tem potencial para combater processos crônicos e generalizados de inflamação, como aqueles causados pela obesidade; dieta com excesso de alimentos gordurosos e o contato com substâncias tóxicas; além de muitos outros fatores.
E, para surpreender ainda mais, em conjunto com a cúrcuma (outro potente anti-inflamatório), o ômega-3 pode ser utilizado como ferramenta para auxiliar na prevenção de doenças ligadas à inflamação crônica, como Alzheimer, diabetes, esclerose, artrite e até mesmo o câncer!
Lembre-se sempre de ter seus exames em dia e de conversar com seus médicos e nutricionistas sobre a suplementação mais adequada para você! :)