Saiba como montar o seu prato na hora do almoço

Você já teve dúvidas do que colocar no seu prato na hora do almoço?


Com tanta variedade de alimentos, é comum surgirem algumas dúvidas do que colocar no prato, principalmente nas refeições realizadas fora de casa, em que é possível fazer múltiplas escolhas. Mas como aprender a montar um prato corretamente? Antes de entendermos a forma correta de como consumir as proteínas, os carboidratos, as verduras e os legumes, é preciso compreender como é feita a divisão de um prato e somente depois distribuir os alimentos nele.


O prato deve ser dividido em 4 partes, sendo duas delas destinadas às verduras e legumes, uma aos carboidratos e a outra às proteínas. Agora que já falamos dessas repartições, vamos entender como selecionar os ingredientes.


Passo 1

Selecione:


2 tipos de folhas (alface, rúcula, agrião, caruru e repolho);


1 legume cru (cenoura ralada, beterraba, pepino e tomate);


1 gordura boa (azeite de oliva, gergelim, chia ou linhaça trituradas, semente de girassol ou abóbora e tahine);


Tempero saudável (vinagre de maçã, pesto, limão, orégano, salsa e cebolinha);


Passo 2

Selecione:


1 carboidrato do bem (batata doce, arroz negro, vermelho ou integral, batata baroa, inhame e cará);


1 proteína (sardinha cozida ou assada, tainha, merluza, peito de frango, sobrecoxa de frango, bife bovino ou suíno, feijão, ervilha e grão de bico);


2 a 3 tipos de legumes cozidos (brócolis, abóbora, berinjela, abobrinha, chuchu, jiló, quiabo, cenoura, beterraba ou aspargos).


Um prato saudável deve conter carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. Saber compor corretamente cada parte é um princípio básico de um prato equilibrado. Ter o acompanhamento de um profissional é muito importante para facilitar esse processo, uma vez que a seleção dos alimentos deve ser feita mediante as necessidades de cada corpo. É necessário não seguir dietas sem auxílio de um especialista, pois a alimentação deve ser individual e única para cada um porque cada organismo age de uma forma e precisa de cuidados diferentes um do outro.


Fontes:

https://www.instagram.com/p/Cih3B06O2ZS/?utm_source=ig_web_copy_link

https://www.oswaldocruz.com/site/dicas-de-saude/dicas-de-saude/na-medida-certa-como-montar-um-prato-equilibrado

https://viverbem.unimedbh.com.br/qualidade-de-vida/prato-saudavel/





3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças crônicas são aquelas que duram por mais de 1 ano. A psoríase, por exemplo, compõe esse grupo. Caracterizada pelo aparecimento de lesões avermel

Logo.png