Suplementação para ganho de massa muscular
Antes de falar sobre a suplementação, é válido ressaltar que para ganhar massa magra o mais importante é ter uma alimentação e treinos de qualidade. Além disso, o sono também é um fator fundamental, já que ele nos ajuda a produzir hormônios de crescimento muscular. Ou seja, se o indivíduo dorme tarde ou de madrugada, de nada adianta suplementar a alimentação, já que o suplemento é um coadjuvantes desses pilares.
Para o público que se interessa pelos exercícios físicos e musculação, os suplementos para ganho muscular são ótimas adições à alimentação, pois melhoram tanto o rendimento quanto o desempenho durante a prática dos treinamentos, além de ajudar na recuperação dos músculos depois das atividades.
É importante lembrar que os suplementos não substituem as refeições alimentares. Ainda, seu consumo em excesso pode causar insuficiência renal - por isso, é preciso consultar um profissional nutrólogo ou nutricionista - antes de introduzir os suplementos à rotina alimentar.
Suplementos proteicos:
1. Whey Protein: é um suplemento proteico mais comumente produzido a partir do soro de leite animal (vaca, cabra ou ovelha), mas conta também com opções veganas. Ele auxilia no aumento de força, no rendimento do atleta durante a prática das atividades físicas, no ganho de massa muscular e na recuperação dos músculos.
Tipos:
Concentrado:
- Concentração de Proteína: até 89%
- Calorias: grande quantidade
- Carboidratos: grande quantidade
- Gordura: grande quantidade
Isolado:
- Concentração de Proteína: mínimo de 90%
- Calorias: média quantidade
- Carboidratos: média quantidade
- Gordura: média quantidade
Hidrolisado:
- Concentração de Proteína: mínimo de 90%
- Calorias: pequena quantidade
- Carboidratos: pequena quantidade
- Gordura: pequena quantidade
2. Peptídeo de colágeno: por ser um conjunto de diversos pedaços minúsculos de proteína (aminoácidos), conseguem ser facilmente absorvidos pelo organismo. Dessa forma, o peptídeo de colágeno consegue compensar a necessidade extra do corpo por essa proteína.
3. Proteínas vegetais: são os suplementos mais recomendados às pessoas vegetarianas ou que possuam alguma restrição alimentar. As mais conhecidas e utilizadas são as proteínas de ervilha, soja, arroz ou semente de abóbora. A qualidade delas é muito parecida com a das proteínas de origem animal, ou seja, são ótimas opções para o ganho de massa muscular e para melhorar da resistência física.
4. Creatina: possui concentração maior de aminoácidos do que os alimentos animais, como carnes vermelhas, peixes e frutos do mar. Logo, este suplemento também auxilia no desempenho do atleta durante os treinos e no ganho de músculos. Além disso, a creatina ajuda na recuperação dos músculos após a atividade física e na prevenção de cãibras e lesões.