Suplementações em esportes de longa duração


Os exercícios de endurance - esportes de longa duração e de baixa intensidade, como o ciclismo, triathlon, corrida e natação - requerem uma suplementação específica já que, na prática, o corpo sofre desgastes físicos. Enquanto isso, dietas sem esses nutrientes especiais podem causar alguns danos ao corpo, como fadiga muscular ou hipoglicemia.



Em resumo, os suplementos servem para fornecer os nutrientes essenciais ao atleta, a fim de potencializar o seu rendimento e a sua resistência durante os treinos e as provas e ajudar na sua recuperação e na sua saúde a longo prazo.



Outro ponto extremamente essencial é a hidratação, já que no endurance o atleta perde muita água e sais minerais através do suor. Ela é obrigatória antes de iniciar e durante os treinos e as provas.



Suplemento para usar durante o endurance:

  • Repositores hidroglicoeletrolíticos:

- Função:

  1. Ajudar a repor a água e os sais minerais perdidos na transpiração;

  2. Fornecer energia ao atleta.

- Onde encontrar:

  1. Bebidas isotônicas (como o Gatorade, por exemplo);

  2. Água;

  3. Carboidratos.

  • Repositores energéticos à base de carboidratos:

- Função:

  1. Liberar energia de maneira rápida no organismo;

  2. Recuperar as energias gastas durante o treino;

  3. Evitar o desgaste dos músculos.

- Onde encontrar:

  1. Gel (suplemento);

  2. Em pó (suplemento).

  • BCAA

- Função:

  1. Regular processos anabólicos;

  2. Produzir glutamina no tecido muscular.

- Onde encontrar:

  1. Cápsulas;

  2. Em pó (suplemento);

  3. Líquido (suplemento).

  • Cápsulas de sal

- Função:

  1. Prevenir cãibras;

  2. Aumentar concentração de sódio no sangue;

  3. Repor eletrólitos no organismo.

- Onde encontrar:

  1. Cápsulas (suplemento).


Os suplementos mais indicados para os praticantes de esportes de longa duração são Whey Protein, Creatina e R2:4 (à base de carboidratos e proteína); que auxiliam o atleta na recuperação após o exercício, na imunidade e na melhoria da performance do indivíduo.



Porém, é válido ressaltar que esses suplementos não substituem uma dieta balanceada e equilibrada, servindo apenas como um complemento. Desse modo, é extremamente importante consultar um profissional da área para que o atleta tenha a melhor indicação de suplementação e de alimentação.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A vitamina B12, também chamada de "Cobalamina", possui funções essenciais ao nosso organismo, como produzir as hemácias, células responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo. Estes glóbulos verme

A creatina é um composto formado pelos aminoácidos glicina, arginina e metionina, que são sintetizados pelo nosso organismo nos rins, pâncreas e fígado. Mas também pode ser encontrada em alimentos com

Sabia que o chocolate além de trazer felicidade e conforto à nossa vida, ele também possui muitos benefícios à nossa saúde? Ele ajuda a: Controlar os níveis de colesterol; Diminuir os riscos de doença

Logo.png