Whey Protein: para que serve?

Essa semana vamos falar sobre um assunto muito comentado atualmente e que gera muitas dúvidas a respeito do seu consumo ou não: o famoso Whey Protein.


Mas, afinal, o que é Whey Protein?


O Whey é uma proteína extraída do soro do leite. Atualmente, pode ser concentrado, isolado ou hidrolisado, o que indica a concentração de proteínas e sua capacidade de absorção pelo organismo.


O Whey Protein Concentrado foi o primeiro a ser desenvolvido. Sua composição apresenta de 30% a 80% de proteína, além de caseína, gordura e lactose. Quem possui algum tipo de intolerância, como a lactose, deve evitá-lo.


O Whey Isolado foi desenvolvido através de tecnologias de filtragem, que possibilitam a obtenção de um produto com mais de 90% de proteína do soro do leite isolada dos elementos indesejados, como a caseína, a gordura e a lactose. Desta forma, intolerantes a lactose podem consumi-lo.


O Hidrolisado passa por uma quebra, a chamada hidrólise, e tem o objetivo de facilitar a digestão e aumentar sua biodisponibilidade no organismo. Possui a maior quantidade das frações menores de proteína, os peptídeos, que é absorvido ainda mais rápido. Esse tipo de Whey, por possuir uma purificação e fragmentação, também pode ser consumido por pacientes com intolerância a lactose.


De acordo com novos estudos da ciência moderna, o uso do Whey Protein vai muito além do ganho de massa muscular. Ele está relacionado a:


1 – Um aumento na produção de Glutationa, que é um dos mais importantes antioxidantes em nosso organismo, produzidos através da combinação de 3 aminoácidos fornecidos pelo Whey: cisteína, glicina e glutamina.


2 - Defesas do organismo e imunidade através da alfa-lactoalbumina e da beta-lactoalbumina e da beta-lactoalbumina, ambas presentes no Whey, desenvolvendo a imunidade inata por aumentar a função das células de defesa dor organismo.


3 – Um auxílio na estratégia de perda de peso, por provocar sensação de saciedade ao estimular a produção de colecistoquinia e GLP-1, hormônios relacionados a digestão e saciedade.


4 - Prevenção e tratamento da sarcopenia em idosos. A sarcopenia é uma diminuição do tamanho das células musculares, levando a uma redução da massa magra e força muscular.


5 – Um impulso no ganho de massa magra.



A ciência tem demonstrado várias funcionalidades do Whey Protein, porém é importante ajustar o seu uso de forma individual e adequado às suas necessidades!

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Como escolher o colágeno para melhorar o intestino?

Já falei um pouquinho aqui no blog sobre a importância do colágeno na saúde do intestino. Agora, vale explicar como incluir a proteína no dia a dia e beneficiar as condições digestivas. O colágeno est

O colágeno e o intestino

Você deve ter ouvido falar nos benefícios do colágeno para a firmeza e a elasticidade da pele. O que poucas pessoas sabem é que a proteína, tão importante para a estrutura do corpo, também atua para m

Logo.png